Não é de hoje que o encontro de culturas cerceia a sociedade, retrocedendo aos séculos passados, é possível que imerso nesse choque cultural, encontra-se a intolerância. Episódios como a Cruzadas e o extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial são alguns exemplos. Atualmente, com o advento da multiglobalização que o mundo sofre constantemente, a relação entre costumes diferentes já é mais branda e íntima. Um fato que corrobora isso, é a grande procura por viagens à países de cultura atípica para quem viaja.
É certo que não existem culturas “estranhas”, uma vez que o que seria estranho para você, seria normal para milhares de outros. Todo intercâmbio de culturas é válido e pertinente à nossa formação à nossa informação. No âmbito das viagens de intercâmbio, a todo momento o viajante entra em contato e bate de frente com culturas e costumes diferentes. A multiculturalidade é um fator determinante e muito presente na experiência de intercambistas e viajantes regulares.

Foto: Shutterstock
Pensando nisso, nossa equipe selecionou alguns países que possuem traços culturais muito diferentes em relação aos brasileiros:
A Coréia e a China onde a população consome carne de cachorro, o que parece irracional para a cultura do ocidente;
Os índios da tribo Massai, na África, que sobrevivem com apenas 300 calorias por dia;
As mulheres girafas, na Polinésia, que espicham os próprios pescoços com aros de ferro deixando-os com mais de 30 cm;
A Índia onde as vacas são veneradas e protegidas como animais sagrados;
Na Tailândia, os insetos fazem parte da lista de iguarias caras e apreciadas na gastronomia;
Na França, comer Scargot, uma espécie de lesma, é normal. Sendo este um prato requintado do país;
Existem culturas em que os homens não podem fazer a barba, principalmente nas religiões mulçumana e judaica;
Na Rússia, beijar o rosto de amigos é costume.
Pagmamano: um gesto que simboliza respeito pelos mais velhos. É semelhante a curvar-se, só que pegando a mão de uma pessoa idosa e pressionando-a contra sua própria testa. A prática faz partes dos costumes culturais nas Filipinas e também em algumas partes da Malásia e da Indonésia. Alguns dizem que esse hábito foi emprestado dos chineses séculos atrás, quando os filipinos começaram a se aclimatar à cultura de viajantes e mercadores. É muito comum em reuniões de família, para ensinar as crianças a pedirem uma bênção aos parentes mais velhos.
Não chega na hora marcada: Em muitas partes do mundo, chegar tarde a um encontro social é algo considerado bastante rude, mas esse não é o caso no Chile. Se o anfitrião diz que o jantar será servido às 20:00, os convidados são esperados em torno de 20:15 ou até 20:30. Chegar na hora ou mais cedo pode significar pegar o anfitrião despreparado, e o convidado será considerado “muito ansioso”.
Leia Também:
- Vancouver: confira as dicas para intercâmbio na cidade canadense
- Estudar na Europa: Por que escolher Barcelona para fazer um intercâmbio
- Paris: um dos destinos mais cobiçados para intercâmbio
- Por que Dublin se tornou a queridinha dos brasileiros?
Estamos nas redes sociais. Siga-nos!
Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram