5 curiosidades que você não sabia sobre passaportes

Se você é um viajante assíduo com certeza está com o seu passaporte em dia, não é mesmo? Mas há algumas peculiaridades sobre o documento que você não deve saber.

1. Em primeiro lugar, você tinha ideia de que a Rainha da Inglaterra não precisa de passaporte? Pois é! Como todos são expedidos em nome de Sua Majestade, a monarca pode usar o documento de qualquer um dos cidadãos britânicos. Já imaginou?

2. Aliás, o Reino Unido é um dos países mais bem aceitos no mundo. Um passaporte britânico tem as fronteiras abertas para 147 países, ao lado dos Estados Unidos. O Brasil está na 17ª posição dessa lista, segundo o ranking da ferramenta Passaport Index, sendo aceito em 128 nações. Bom incentivo para viajar, não?

3. Outra curiosidade super bacana é que alguns destinos possuem carimbos especiais! Por exemplo: se você for a Machu Picchu, além de ter o visto do Peru, também poderá carimbar um selo exclusivo da Cidade Inca no seu passaporte! Demais, não? Outros lugares são Galápagos, no Equador, Ilha de Páscoa, no Chile, Ilhas Cayman, no Caribe, Antártica – que, aliás, tem muitos desses carimbos – e mais uma infinidade de locais espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, Argentina e até Coreia do Sul!

4. Falando em Canadá, você sabia que esse passaporte é composto por inúmeras paisagens escondidas? Isso mesmo! Como uma forma de evitar a falsificação, o governo canadense gravou nos documentos uma série de imagens que só podem ser vistas com luz negra!

5. E por último, qual é o número do seu passaporte? Pois eu vou te contar quem é o dono do número 1: o Papa! Tudo bem que o Papa Francisco preferiu manter o documento argentino, mas em geral essa é uma das regras do Vaticano para os líderes religiosos que assumem as rédeas da Igreja Católica.

Fonte: Blog Companhia de Viagem 

Imagens: reprodução

Para solicitar um orçamento online de intercâmbio, clique  aqui.