5 curiosidade sobre a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos
Não tem como negar, a Estátua da Liberdade é o maior símbolo de Nova Iorque e dos Estados Unidos. Existem outras parecidas, mas ela representa Libertas, a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma ‘tabula ansata’ (tábua de leis), na qual está gravada a data da Independência dos Estados Unidos, 4 de Julho de 1776.
A Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, fica na Liberty Island e o acesso se dá através de balsas. Mas antes de chegar até ela, que tal conhecer um pouco mais sobre esse símbolo?
1 – Presente dos Franceses
Projetada e construída na França pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi, com a ajuda de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e de Alexandre-Gustave Eiffel (arquiteto responsável pela Torre Eiffel), a Estátua celebra a batalha que os norte-americanos venceram contra os ingleses. Por essa razão, os franceses deram o monumento como presente aos Estados Unidos.
2 – Transporte aos Estados Unidos
Concluída em julho de 1884, a estátua foi transportada de barco até os Estados Unidos. Foram 350 peças embaladas em 214 caixotes. A viagem demorou cerca de um ano A montagem e fixação do pedestal demoraram quatro meses. Só em 28 de outubro de 1886 é que foi inaugurado o monumento pelo presidente Grover Cleveland.

Photo by: Annie Spratt
3 – Os números da Estátua
A Estátua da Liberdade tem uma altura total de 92,9m, sendo que 46,9m corresponde à altura do pedestal e 46m à altura do monumento. Pesa aproximadamente 225 toneladas e está no livro do Guinness como a estátua mais pesada do mundo. Para chegar até ao topo são 354 degraus – 22 andares. Para os turistas, existe um elevador que leva até a coroa com uma incrível vista panorâmica.
4 – Simbologia
A estátua e o fogo da tocha, sempre acessos, que a mulher segura, representam a liberdade do povo. Na coroa existem 25 janelas que simbolizam as joias preciosas encontradas na terra. Os 7 raios representam os sete continentes e os sete mares do mundo. Na mão esquerda a mulher segura uma tábua, que diz: 4 de Julho de 1776, em algarismos romanos, dia em que os Estados Unidos se tornaram independentes. O poema gravado, aos pés da estátua, da autoria da poetisa judia americana, Emma Lazarus, traduz a ansiedade e a esperança dos norte-americanos durante a guerra com os ingleses.
5 – Patrimônio Mundial e Maravilhas do Mundo
Importante para os norte-americanos, a Estátua da Liberdade é também considerada um Património Mundial da UNESCO. Desde 2007, é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
Visitando a Estátua
Para visitar a Estátua da Liberdade é necessário comprar um bilhete que inclui o transporte via Ferry Boat até a ilha, bem como um passe de visita ao espaço ao redor do monumento.
O passeio dura cerca de 3 horas e, dependendo do dia, você pode esperar mais de 90 minutos para embarcar. Então, melhor ir cedo e evitar pegar filas. Neste passeio para a Estátua da Liberdade há uma parada na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração.
E você? deseja fazer um intercâmbio no exterior e não sabe por onde começar? Clique aqui e recebe propostas das nossas empresas parceiras.
Leia Também:
- É possível fazer um intercâmbio sem dominar o idioma do país de destino?
- Nova York: intercâmbio na maior cidade dos EUA
- Brasileiros podem estudar em universidades portuguesas com notas do Enem
- Estudar na Europa: Por que escolher Barcelona para fazer um intercâmbio
- Inspire-se: A história de uma intercambista que se aventura na Austrália
Estamos nas redes sociais. Siga-nos!
Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram