A fama ganhou o mundo com o filme Uma Noite no Museu, de 2006, mas o American Museum of Natural History, em Nova York, nos Estados Unidos, não precisa disso para chamar a atenção do público. Reconhecido como destaque no mundo inteiro entre as instituições científicas e culturais, o museu retrata assuntos de cultura humana, do mundo natural e do universo em cinco andares com exposições fixas e temporárias.
Você se depara com um dos pontos curiosos desse museu já na chegada – e nem estou falando do dinossauro de 27 metros exposto no hall junto a tantos outros não menos atraentes. O que achei curioso foi o ingresso. Você não é obrigado a pagar, mas existe uma tabela com sugestão de valores de doação, que serve como ingresso. As sugestões são a partir de 22 dólares (repito, você paga o quanto quiser), mas, dependendo do valor, você terá accesso limitado ao Museu. Com 27 dólares, por exemplo, você ganha o direito de entrar em uma exposição. Com 35 dólares, você conhece o museu, visita o Rose Center for Earth and Space, tem acesso às exibições especiais, a um filme IMAX e ao Hayden Planetarium Space Show. Menos que isso, só conseguirá visitar ao acervo geral – que já é gigantesco e vale muito a pena. Aliás, as atrações são tão incríveis que valem os 35 dólares para quem estiver disposto a investir também tempo.
A diversidade do museu encanta gente de todas as idades e com diferentes interesses. Ali está um acervo gigantescos de dinossauros, reproduções de mamíferos, da vida marinha e da origem humana. Tem ainda exposição de meteoritos, minerais, artesanato, artefatos e armas rudimentares de diferentes culturas.
Mas todo mundo gasta muito tempo mesmo com os fósseis de dinossauros. Eles estão no quarto andar. O Museu de História Natural tem o fóssil do crânio daquele que foi o mais temido dos dinossauros: o Tiranossauro Rex. Quem é ou foi fã dos dinossauros um dia, ficará encantado.
Outra atração é o moai, feito com molde de gesso, para representar as esculturas da ilha de Páscoa, no Chile. Ele é o “Gum Gum” no filme Uma Noite no Museu, mas se destaque também por relembrar os mistérios das enormes estruturas de pedra.
Quanto tempo você precisa para ver tudo? Dependerá da sua curiosidade e disposição, porque é fácil gastar um dia no Museu que está localizado na 79th Street, de frente para o Central Park, em Nova York.
Imagens: reprodução
Leia também:
- Indo às compras nos Estados Unidos
- Da harpa ao tamborim: irlandades e brasileiros sambam juntos
- Refeições em avião ainda colocam em risco passageiros em dietas restritivas