A cover letter é a sua primeira apresentação para a tão sonhada vaga de emprego em outro país.

Escrever uma carta de apresentação para candidatar-se a uma determinada vaga de emprego pode parecer tarefa difícil para brasileiros que não estão muito familiarizados com isso. Nem toda empresa brasileira exige essa carta, mas na Europa é comum indiferente de o cargo – pode ser de direção de uma multinacional ou para tarefas que exigem responsabilidades menores em uma cafeteria, por exemplo. Mesmo que o currículo seja deixado pessoalmente, a orientação é entregar a carta, ou a chamada cover letter, junto com o currículo. A ideia é mostrar em poucas palavras, em um resumo mesmo, suas habilidades, experiência, seus diferenciais e o tamanho do seu interesse por aquela empresa e por aquela vaga.

Imagine a cover letter como a primeira impressão que você vai deixar para seu empregador. A dica é seguir um modelo como referência, mas cada vaga para qual você vai se candidatar exige uma interação única. Ou seja, você precisa mostrar para o empregador que você conhece a empresa que deseja trabalhar, que tem conhecimento das funções que serão exigidas de você naquele cargo e o mais importante – que você tem capacidade de fazer as tarefas melhor que qualquer outro candidato.

cv-emprego-no-exterior-entrevista-dicas-pressabroad

Como fazer

Direcione a carta – Se tiver o nome da pessoa que vai receber seu currículo, coloque a saudação com o nome dela. Se não souber o nome, pode colocar algo mais vago. Você pode usar as expresses: “Dear Hiring Manager,” “Dear Recruiting Team,” or “Dear [nome da empresa] Team.”

Seja formal e educado – Esta será a primeira impressão que os empregadores terão de você, antes mesmo de abrirem o seu currículo. Não use abreviações e finalize a carta colocando-se à disposição para outras informações e saudando formalmente, como na abertura.

Pesquise sobre a empresa e a vaga – Demonstrar conhecimento sobre a empresa pode comprovar o seu interesse pela vaga e mostrar um pouco sobre sua personalidade, que você gosta de ir além. Sempre mencione o nome da empresa, o nome completo da vaga e qualquer informação específica que possa mostrar que você dedicou o seu tempo escrevendo a carta.

Explores suas qualificações – Este não é o momento para ser modesto, você tem que convencer o empregador que vale a pena considerar o seu currículo anexo.

Perfil no Linkedin – Uma vez que sua carta de apresentação e curriculum vitae (também chamado de currículo ou CV) foram revisados, é hora de atualizar o seu perfil no Linkedin. Hoje, muitas empresas buscam por novos perfis profissionais cadastrado na rede social.

emprego-no-exterior-entrevista-dicas

O que evitar

Cometer erros – Verifique várias vezes antes de enviar para evitar erros de gramática, ortografia e digitação. Ou pior: não erre, de forma alguma, o nome da empresa.

Textos longos e genéricos – Você precisa fazer a diferença. Seja objetivo, direto e específico quando falar sobre sua personalidades e seus conhecimentos.

Se ainda assim você tiver dúvidas, aqui estão alguns modelos que podem ajudar. Mas, não se esqueça, você precisa fazer a diferença e mostrar que sabe sobre o que está escrevendo.

Leia também: