Só existe mesmo uma forma de falar inglês? A população da África do Sul mostra que não.
A África do Sul tem uma grande diversidade cultural, inclusive nas línguas faladas no seu território. Existem 11 idiomas oficiais no país, e entre eles o inglês sul-africano. O dialeto pode parecer estranho para quem está acostumado com o sotaque americano, já que sua pronúncia se aproxima do britânico. Às vezes até mesmo um nativo da língua inglesa pode ficar confuso com algumas expressões e palavras.
O africâner, um dos idiomas oficiais que surgiu do holandês, emprestou muitos vocábulos para o inglês sul-africano e internacional. A palavra Trek (em africâner: viagem pelo mato) faz parte do inglês há algumas décadas e refere-se a uma jornada longa e árdua, como pode ser observado no seriado norte-americano Star Trek (Jornada nas Estrelas).
Devido à segregação racial do Apartheid (1948 a 1994), o inglês como língua materna é falado majoritariamente pela população branca, embora este idioma esteja presente nos comércios, nos bancos, nos departamentos do Estado, na sinalização de trânsito e nos documentos oficiais. Em zonas turísticas e estudantis, dificilmente alguém não domina o inglês, além de diversas áreas profissionais exigirem conhecimento do idioma.
Confira abaixo algumas diferenças entre o inglês sul-africano e o padrão:
Robot (inglês sul-africano) = Traffic lights (inglês padrão) = Semáforo
Blooming ou Blimmin (inglês sul-africano) = Very (inglês padrão) = Muito
Oke (inglês sul-africano) = Guy (inglês padrão) = Cara (pessoa)
China (inglês sul-africano) = Buddy (inglês padrão) = Amigão
Gatvol (inglês sul-africano) = Fed up (inglês padrão) = De saco cheio
Lekker (inglês sul-africano) = Cool (inglês padrão) = Legal
Just now:
Inglês padrão: agora mesmo.
Inglês sul-africano: em um futuro próximo.
Veja mais diferenças no South African english is lekker.
Em representação à realidade do país, a banda sul-africana Die Antwoord mistura idiomas em suas músicas, principalmente o inglês com o africâner. Confira um videoclipe dos rappers:
Do you think this post was blimmin lekker? So share it! 🙂
Imagem: reprodução
Leia também: