Planeje a viagem de intercâmbio que mais combina com o seu perfil
No momento em que você decide fazer intercâmbio, seja ele de curta ou longa duração, é preciso ponderar algumas questões: qual o destino desejado? Você gosta de lugares com a temperatura mais parecida com a do Brasil, ou mais frio? Qual idioma deseja aprender, o inglês ou outra língua? Pretende trabalhar ou apenas estudar?
Essas são algumas das perguntas essenciais que irão definir todo o curso e o planejamento do seu intercâmbio. Pensando nisso, elaboramos cinco dicas importantíssimas para você optar pelo lugar que mais combina com seu perfil. Vamos conferir?
01 – Escolha do Idioma:
A escolha do idioma é primordial. Se a sua opção for a língua inglesa, por exemplo, tenha em mente países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda para um intercâmbio. Até mesmo a ilha paradisíaca de Malta, que apesar de ter como idioma oficial o maltês, a língua inglesa está dentre as faladas no lugar e por isso reúne diversos cursos de inglês.
Agora, se você deseja aproveitar melhor o aprendizado desse idioma, o destino certo é o Canadá. O país é muito procurado pelos canadenses terem ter um inglês com sotaque mais limpo e de fácil compreensão. Além disso, eles não possuem o costume de usar gírias, o que ajuda na comunicação.
Lembramos que o Canadá foi uma colônia tanto da Inglaterra, quanto da França, então boa parte da população também fala francês, logo é possível ir para lá, inclusive, para estudar a língua francesa também.
02 – Estudar ou trabalhar?
Destinos para estudar são bem comuns e mais fáceis de serem encontrados. Com uma boa consultoria e pesquisa é possível achar um local dentro do seu perfil. No entanto, se o desejo é estudar e trabalhar, poucos são os lugares que permitem essa prática, mais precisamente quatro: Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e o Canadá (para estudo de college). Nesses destinos, a burocracia para conseguir um visto de estudo com permissão para trabalho se mostra bem mais tranquila do que nos demais países.
03 – Clima
Há quem goste mais de lugares quentes e há quem aprecie o frio rigoroso. É importante deixar claro para o seu consultor de intercâmbio (se for o caso), qual tipo de clima você se adapta melhor. As condições climáticas no mundo são bem diferentes da realidade brasileira – que não possui as quatro estações do ano bem definidas. Para países mais quentes, as melhores escolhas são: Austrália, Nova Zelândia, Malta e a África do Sul. Já para os amantes do frio, o continente europeu é um prato cheio, com uma gama de países de clima bem ameno. O Reino Unido e a Irlanda são um dos países com os invernos mais rigorosos. O Canadá também costuma registrar temperaturas mais baixas.
4 – Cidades modernas ou cidades mais históricas?
Os viajantes que se identificam com a correria da cidade grande e gostam, por exemplo, de fazer compras e coisas mais secundárias, os destinos perfeitos são os Estados Unidos e a Inglaterra, mais precisamente, Londres. Apesar de não ser uma cidade muito moderna, Londres é um grande centro comercial e de departamentos. Cidades mais históricas e culturais, como Paris e Roma, são as mais propícias para aqueles que desejam uma experiência mais íntima, com a essência do país.
5 –Destinos mais econômicos
O famoso budget está, com certeza, no top 3 do planejamento do intercâmbio. O fator econômico influencia muito e se você deseja viajar para lugares que sejam mais econômicos, Malta e Irlanda são decisões que cabem melhor no seu orçamento. Além de ter a opção de estudar a língua inglesa, na Irlanda é possível trabalhar com visto de estudo.
A solicitação de uma cotação personalizada pode ser realizada por meio do formulário aqui.
Leia Também:
- É possível fazer um intercâmbio sem dominar o idioma do país de destino?
- Nova York: intercâmbio na maior cidade dos EUA
- Brasileiros podem estudar em universidades portuguesas com notas do Enem
- Estudar na Europa: Por que escolher Barcelona para fazer um intercâmbio
- Inspire-se: A história de uma intercambista que se aventura na Austrália
Estamos nas redes sociais. Siga-nos!
Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram