Com gastos aproximados, a cidade irlandesa é mais vantajosa quando o assunto é remuneração.
Tem uma galera com aquele sonho de se mudar de mala e cuia para a Europa, ou pelo menos passar uma boa temporada por lá. Porém, o sonho entra em conflito ao pensar no custo de vida europeu e, dessa forma, o desejo é adiado. Só que sim, é possível se manter em um país do velho continente e, melhor, dependendo do destino escolhido, dá pra viver bem mais confortável do que no Brasil.
Para isso, é necessário fazer um estudo minucioso sobre os custos de vida e o que os países da Europa têm a lhe oferecer e, não menos importante, se há oportunidades de crescimento profissional e boa remuneração. Pensando nisso, o Press Abroad apurou informações sobre duas cidades e fez uma comparação entre São Paulo e Cork (Irlanda). Confira.
São Paulo X Cork
São Paulo é uma metrópole, com uma população aproximada em 12 milhões. A cidade também é o principal centro financeiro e corporativo do país. Cork é a segunda maior cidade da Irlanda, com cerca de 120 mil habitantes, no entanto, geograficamente é menor do que muitas cidades pequenas brasileiras. No campo econômico, o lugar sedia diversas indústrias e multinacionais.

Foto: Cork, reprodução
Acomodação
- Em Cork, a média de valor para o aluguel de um quarto no centro da cidade fica em torno de 400 euros – 1.333, 57 reais.
- Em São Paulo, a média de valor para o aluguel de um quarto no centro da cidade fica em torno de 1.900 reais.
Mercado
- Em Cork, os gastos com compras de supermercado por semana chegam a 50 euros – 166, 70 reais.
- Em São Paulo, em média, uma pessoa gasta em torno de 150 reais por semana.
Restaurante
- É possível fazer uma refeição em Cork gastando a partir de 11 euros – 36,67 reais.
- Em São Paulo, o preço médio dos pratos é de 30 reais.
Transporte
- O valor da passagem do transporte público de Cork custa 2,10 euros – 7 reais. Porém, a cultura local usa bastante a bicicleta pública com meio de transporte.
- O valor da passagem do transporte público de São Paulo custa 3,80 reais.
Salário
- Cork tem um salário médio mensal (líquido) em torno de 2.450 euros – 8.168,11 reais.
- Em São Paulo o salário médio mensal (líquido) fica em torno de 2.168, 68 reais.
*Com o visto de estudante, em Cork, há a permissão para trabalhar 20 horas semanais, durante o período das aulas, e 40 horas semanais, durante as férias, que deverão estar nos meses de maio, junho, julho e agosto e entre os dias 15 de dezembro e de janeiro. O valor do salário mínimo pago por hora é de 9,15 euros – 30,43 reais.
Análise final
A diferença de gastos entre as duas cidades são pequenas, quando analisadas na moeda brasileira. Neste caso, Cork até ultrapassa São Paulo. No entanto, apesar dos custos se aproximarem, o reconhecimento profissional e a remuneração na cidade irlandesa é maior, com uma diferença de até R$ 5.999,23 mensais em relação à cidade brasileira, dando ao habitante a possibilidade de viver confortavelmente no local. Por isso, no final das contas, Cork torna-se muitíssimo barata quando comparada à São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas em portais especializados em realizar comparativos entre cidades do mundo todo, entre eles: Expatistan e Numbeo
E você está esperando o que para planejar o seu intercâmbio para Irlanda? Solicite um orçamento personalizado com uma empresa parceira aqui.
Leia Também:
- Por que Dublin se tornou a queridinha dos brasileiros?
- Intercâmbio na Irlanda: Nunca é tarde para estudar inglês na Ilha Esmeralda
- Limerick: Outra opção de intercâmbio para Irlanda
- Por que fazer seu intercâmbio na Irlanda?
Estamos nas redes sociais. Siga-nos
Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram