Qual a melhor acomodação no exterior para você?
Ao preparar-se para o primeiro semestre de estudos no exterior, talvez o estudante não dê a atenção necessária aoque diz respeito àmoradia, ocupando-se com outras preocupações como a passagem, a viagem, a nova cultura, os preparativos, a bagagem, o curso… Mas acomodação é um fator que pode afetar a experiência estudantil, como também pode ser um dos aspectos mais gratificantes se for dada a ele a atenção que merece. Uma das razões principais da negligência dos estudantes em considerar todas as opções de moradias é, simplesmente, a falta de conhecimento sobre as alternativas disponíveis além do campus e dos apartamentos oferecidos pela universidade.
Normalmente, no exterior, o estudante pode escolher entre três opções básicas de moradia: os prédios residenciais da universidade, homestay (residência familiar), ou apartamentos alugados. Cada uma destas opções proporciona experiências diferentes aos estudantes, por isso, deveriam ser analisadas antes de decidir-se pela sua moradia.
Dormitórios acadêmicos
Os dormitórios acadêmicos, nos quais você divide um quarto com um roommateda mesma universidade, são mais comuns nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Morar em um dormitório no exterior pode proporcionar um estilo de vida confortável para os estudantes que estão acostumados com a liberdade de ir e vir quando bem entender, ficar acordado até tarde, e ter amigos em casa o tempo todo. Mas também podem apresentar alguns empecilhos, como morar com umroommate desagradável (já que são as universidades que escolhem os seus companheiros de quarto), ter vizinhos barulhentos, e acabar adquirindo maus hábitos como faltar às aulas, comer mal e dormir pouco – o que afetará negativamente a sua experiência acadêmica.
Esta opção, no entanto, é a mais fácil de ser arranjada, pois, normalmente, são oferecidas pelas universidades e elas se responsabilizam em dividir os estudantes do primeiro ano em seus prédios residenciais, que são dentro ou muito próximos ao campus. O seu papel é apenas pagar as taxas de moradia impostas pela instituição.
Homestay
Se a sua intenção for uma imersão completa na cultura do país, a melhor opção é viver na casa de uma família nativa. As famílias locais que recebem e hospedam estudantes internacionais têm o nome de host family e este tipo de moradia no exterior chama-se homestay. Ficar em residências familiares é a forma de vivenciar de primeira mão a vida diária no país: provar a culinária local homemade, ter host siblings (os filhos dos host parents) e, muitas vezes, um quarto só para você, criando um ambiente confortável e familiar, o que pode amenizar a saudade de casa (homesickness).
As host families estão acostumadas a receber estudantes estrangeiros, desta forma saberão fazê-lo sentir-se em casa, passando rápido o desconforto de morar na casa de desconhecidos. Além disso, o ambiente homestay tem uma influência muito grande na prática diária do idioma. Entretanto, esta opção de moradia pode incomodar um pouco quem está acostumado com total liberdade e tem que se ajustar aos horários e regras da nova casa.
Aluguel de apartamentos e couch surfing
Um meio termo entre dormitórios universitários e homestay são os apartamentos alugados, opção chamativa para estudantes à procura de moradias que os desliguem um pouco do ambiente universitário e ofereçam mais liberdade. Você pode optar por alugar um apartamento sozinho, ou dividi-lo com um roommate; alugar um lugar mobiliado ou comprar suas próprias mobílias.
Para encontrar apartamentos – e homestays -, a melhor forma é procurar referências em sites universitários, pesquisar em páginas como o CraigList, e conseguir contatos e pedir informações para estudantes da sua universidade internacional. Você pode optar, também, por se decidir somente quando chegar ao país de destino, por algumas razões: poder visitar as suas opções e conversar com os possíveis roommates pessoalmente, conhecer a vizinhança antes de mudar-se, etc. Para isso, existe o couch surfing. São pessoas que disponibilizam suas casas para receber estudantes ou turistas de graça por pequeno período de tempo. Assim, você tem onde ficar até encontrar o seu apartamento ou sua host family. Pesquise em sites como o Couchsurfing Brasil.
Fonte: USA Today College | Imagem: Reprodução
Tradução e adaptação por Brenda Bellani
Leia também: