O Processo de Vistos para a Nova Zelândia

capanomadenz6

O visto é um documento que certo país emite, permitindo o acesso de uma pessoa ao seu país por um determinado tempo e para certa finalidade. Ele é importante para validar a permanência da pessoa em território, caso contrário o indivíduo que estiver sem visto carimbado em seu passaporte, é considerado um imigrante ilegal e prontamente sujeito à deportação. Em alguns países o visto para brasileiros – no caso de turismo – não é necessário, como por exemplo Nova Zelândia, país situado ao sudoeste do Oceano Pacífico, no continente da Oceania.

Existem quatro tipos de vistos para adentrar o território neo-zelandês:

Visto de Visitante

Se você é brasileiro e deseja apenas visitar o país, seja para fins turísticos ou educacionais (até 3 meses), não é necessário visto. Você precisa apenas ter um passaporte válido, passagens de ida de volta (para evitar problemas com a imigração, sugere-se que o retorno esteja marcado para, até, 3 meses após a entrada na Nova Zelândia),  e 1250,00 dólares neo-zelandeses por mês para comprovar que possui dinheiro suficiente para se manter pelo período desejado. O visto pode ser renovado antes da data de expiração por um período de até 9 meses.

Visto de Estudante

Para cursos de até 3 meses, o visto não é necessário. Já para períodos de estudo que ultrapassem os 3 meses, são necessários os seguintes documentos e requisitos:

  • Passaporte (válido até no mínimo três meses após a data de saída da Nova Zelândia)
  • Duas fotos recentes (3×4) coladas no formulário.
  • Formulário para Visto para Estudante, preenchido e assinado pelo aluno. Download do formulário.
  • Formulário de Financial Undertaking assinado pela pessoa que estiver financiando o curso e pelo gerente de seu banco (Comprovação financeira). Download do formulário.
  • Oferta de lugar na escola/universidade
  • Recibo da escola comprovando pagamento integral do curso
  • Garantia de acomodação com endereço onde o aluno vai ficar hospedado
  • Cópia da passagem aérea (ida e volta) ou print da reserva
  • Exame Médico: Apenas para quem for permanecer na Nova Zelândia por mais do que 6 meses:
    • Entre 6 meses e 1 ano: Formulário “X-Ray Certificate” preenchido pelo médico (obrigatório a assinatura e carimbo do CRM do médico), foto do aluno colada ao formulário e assinada pelo médico + laudo medico que é emitido junto com a radiografia: Download do formulario.
    • Mais que 1 ano: Atestado Médico completo: Download do formulario. Os formulários médicos devem necessariamente ser preenchidos por um médico credenciado pela Imigração da Nova Zelândia

Observações:

Caso o curso dure mais que 12 meses, menores de 18 anos deverão possuir uma carta de recomendação, e os maiores de 18, um atestado policial.

O tempo de validade do visto é proporcional ao valor e período pagado pelo curso.

Visto para Férias e Trabalho (Working Holiday Visa)

O visto para passar férias e trabalhar só deverá ser solicitado se você está indo à Nova Zelândia como turista mas tem intenções secundárias de trabalhar ou estudar. Caso o objetivo final seja trabalhar, é necessário solicitar o Visto para Trabalhar. Alguns critérios precisam ser atendidos para a liberação do Working Holiday Visa:

  • é cidadão brasileiro e possui passaporte brasileiro com data de validade de, no mínimo, três meses após a data planejada de saída da Nova Zelândia;
  • tem entre 18 e 30 anos de idade;
  • vai visitar a Nova Zelândia como turista, com trabalho ou estudo como motivos/intenções secundárias (porém se o objetivo final for trabalhar, deve-se solicitar um Visto de Trabalho – Work Visa);
  • não vai viajar com os filhos;
  • tem passagem de saída da Nova Zelândia, ou possui dinheiro suficiente para comprar a passagem de volta ao Brasil;
  • possui dinheiro suficiente para custear sua estadia na Nova Zelândia (no mínimo NZ$4.200);
  • comprove o atendimento aos requisitos de saúde e criminal da Nova Zelândia. Para solicitações feitas fora da Nova Zelândia é necessário realizar o exame de raio-X, com médico credenciado pelo Serviço de Imigração. Veja a lista de médicos credenciados no site da Imigração da Nova Zelândia. Para solicitações feitas na Nova Zelândia é necessário realizar o exame médico completo;
  • tem seguro médico e de internação compreensivo válido por toda a estadia na Nova Zelândia;
  • não tenha tido um visto de ‘Férias e Trabalho’ concedido anteriormente.

Enquanto estiver na Nova Zelândia:
– você não deve ter um emprego permanente (a não ser que aplique para uma permissão de trabalho e ela seja concedida);
– você não deve trabalhar para um mesmo empregador por mais de três meses;
– você pode se matricular em um curso(s) e estudar/treinar até três meses, de duração total, durante a sua estadia.

Visto para Trabalho:

O processo para o visto de trabalho é um pouco mais dispendioso que os demais. Primeiro,  a pessoa deve ter uma oferta formal de emprego já garantida. O empregador deve solicitar um autorização para a Imigração da Nova Zelândia, e se concedida, o contrato deve ser devidamente fechado. Somente após a confirmação do emprego, é que o empregado poderá solicitar o visto para trabalho no Consulado da Nova Zelândia no Brasil.

O órgão que recebe aplicações de vistos para a Nova Zelândia é o Visa Application Centre, todos os documentos e solicitações deve ser enviados para a sede em Washington, EUA. Saiba mais para aplicação de visto aqui.

Para mais informações e dúvidas, acesse o site da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil e o portal da Imigração Neo-zelandesa

Imagens: reprodução

Leia também: